Em 10 anos, houve um aumento de 26,8% da obesidade da população brasileira e o número de diabéticos no Brasil aumentou 61,8% segundo a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde. Os fatores desse aumento da taxa de obesidade dos brasileiros são: o alto consumo de produtos industrializados e processados e, o sedentarismo. No entanto, a mentalidade e os hábitos alimentares vêm sofrendo mudanças positivas nos últimos anos com o aumento do interesse da população pelo assunto, bem como a prática de exercícios. Neste sentido, diversas estratégias alimentares vem sendo adotas dentre elas a chamada Low Carb.
Low carb ou low carbohydrate significa baixo teor de carboidrato. Baixo teor em relação ao consumido hoje na nossa dieta que é muito alta em carboidratos.
A estratégia low carb prioriza o consumo dos macronutrientes proteína e gordura paralelamente à redução do consumo de carboidratos. Ressalta-se que esta dieta não é restritiva de carboidratos, apenas é preferível o consumo de alimentos com baixo teor de carboidratos.
Não há um consenso absoluto com relação ao número limite de gramas de carboidratos que devam ser consumidos diariamente por quem adota essa dieta, isso depende de pessoa para pessoa e deve ser traçada juntamente com um profissional da área de nutrição.
Pode ser usada para indivíduos que tenham qualquer tipo de síndrome metabólica, como por exemplo: obesidade, pressão alta, alteração de colesterol e triglicérides, hipertensão e diabetes.
Estratégias utilizadas para a prática de low carb consistem em restringir ou zerar o consumo de açúcar e de glúten, poupando-se de produtos industrializados (os quais são altamente processados e perdem o valor nutricional), evitar o consumo de grãos como o arroz, o feijão, o milho) e tubérculos.
Diversos ensaios clínicos randomizados foram feitos evidenciando cientificamente a eficácia da estratégia low carb, estando disponíveis para consulta. A dieta pode ser utilizada até que se atinja o objetivo de cada indivíduo ou até mesmo como estilo de vida. Dica da bake: procure o parecer de um especialista caso deseje adotar a low carb, a orientação de um profissional é sempre imprescindível para qualquer prática alimentar ligada à saúde.
A boa notícia é que a bakepost tem várias opões de bolos low carb. Ou seja, já é um produto preparado visando esse nicho. Os preparos são feitos utilizando ingredientes totalmente naturais, sem uso de conservantes para manter o bolo o mais saudável possível e, de quebra, o mais saboroso também. Ou seja, são utilizadas frutas e sucos extraídos delas no momento do preparo. Os sabores que disponibilizamos são: Limão com Bluberry, Cenoura com calda, chocolate com calda e Laranja.